Como funcionam as devoluções

O Mercado Shops deixará de estar disponível em 31 de dezembro de 2025

A partir do dia 16 de janeiro, não será mais possível criar novas lojas. Se você já tiver um Shop ativo, poderá usá-lo normalmente até o dia 31 de dezembro de 2025. 

Vale lembrar que todos os Shops que estiverem inativos, ou seja, que não tiverem vendas nos últimos 90 dias, poderão ser usados até 30 de abril. Se antes dessa data você receber alguma venda, poderá gerenciar seu Shop e continuar vendendo normalmente até 31 de dezembro de 2025. Caso contrário, será desativado no dia 30 de abril.

Sugestões para os próximos passos


Se a compra for feita com uma conta do Mercado Livre

Quando um comprador não recebe o produto que esperava, ele tem a opção de devolvê-lo para receber o reembolso do dinheiro dele.

As devoluções permitem uma melhor experiência aos compradores.  Para iniciar uma devolução, o prazo é de 30 dias a partir do recebimento da compra, exceto se for um produto desta lista de categorias excluídas.

Como identifico uma devolução

Quando o comprador iniciar a devolução, o status desse produto na lista das suas vendas vai mudar.  Além disso, na sua conta Mercado Pago, o valor da compra vai estar retido e você o encontrará com o motivo "Devolução de produtos". Quando o produto for devolvido, o Mercado Livre debitará o valor na sua conta Mercado Pago e vai te reembolsar o que você pagou (tarifa de venda e o frete, se foi por sua conta).

Quem paga o frete

As devoluções são grátis para você, exceto se o comprador pedir a devolução porque o produto não estava em perfeitas condições ou era diferente do combinado no momento da compra.

O que acontece se a devolução não chegar em boas condições

Se o produto devolvido não chegar como você esperava ou se receber outra coisa no lugar dele, você pode reportar o problema pela lista na seção “Vendas” até 3 dias úteis depois de recebê-lo. Lá, você precisa adicionar informações detalhadas sobre o que aconteceu, incluindo  fotos do produto e da embalagem para que possamos te ajudar.

Se na compra for feita como "convidado" (pessoas que não têm conta no Mercado Livre)

O comprador entrará em contato com você pelos canais disponíveis no seu Shop. Quando ele fizer isso, vocês precisam chegar a um acordo para efetuar a devolução. Você pode pedir que ele envie o produto para seu endereço ou comércio ou use um serviço de entregas (particular ou Correios).

Para oferecer uma experiência melhor, recomendamos que o frete fique por sua conta. Você pode definir que as devoluções grátis sejam feitas apenas alguns dias úteis após a pessoa receber a compra.

Quando o comprador avisar que enviou o produto de volta, você precisa cancelar a compra imediatamente para que o Mercado Livre debite o valor do reembolso da sua conta Mercado Pago e te estorne a tarifa de venda. É possível cancelar a compra até 28 dias corridos após a data da venda e, para isso, não é necessário que o produto esteja com você. Se a compra foi paga via boleto, o comprador receberá um e-mail para informar em qual conta bancária ele quer receber o reembolso.

As informações foram úteis?