Como devolvo um produto
1. Peça a devolução do produto
Para devolver um produto, clique na opção “Devolver grátis” que aparece no menu da compra e certifique-se de que o produto esteja nas mesmas condições nas em que você o recebeu.
Você receberá uma etiqueta ou código QR de devolução grátis para enviar o produto de volta. Dependendo das informações que tivermos sobre a devolução, podemos pedir para que você converse com o vendedor antes de te enviarmos a etiqueta ou código QR.
Você também deverá falar com o vendedor, se combinou a entrega no ato da compra. Isso poderá ser feito por meio de mensagem ou abrindo uma reclamação a partir da compra, caso não tenham chegado a um acordo. Lembre-se de que, nesses casos, você não receberá um código de devolução, mas vamos te ajudar para que você envie sua compra de volta.
2. Prepare o pacote para enviar
Siga estes passos para embalar seu produto, agilizar a devolução e receber um reembolso do seu dinheiro o quanto antes:
- Guarde o produto na embalagem ou caixa original com todos acessórios, manuais e etiquetas.
- Coloque o produto em uma caixa ou envelope do mesmo tamanho para evitar que fique exposto. Se o produto for frágil, proteja-o para não danificá-lo.
- Se for devolver produtos iguais, embale-os no mesmo pacote.
- Se for devolver produtos diferentes, guarde cada um separadamente.
- Feche a caixa ou envelope com fita adesiva resistente para garantir que não se abra durante o transporte.
- Use a etiqueta ou código que você recebeu para devolver.
- Etiqueta: imprima e cole-a no pacote.
- Código numérico: anote em um papel e cole-o no pacote.
- Código QR: mostre-o ao enviar o pacote.
- Leve o pacote a uma agência conveniada ou Agência Mercado Livre, conforme o que indicamos para você.
3. Receba o reembolso do seu dinheiro
Faremos o reembolso 3 dias úteis depois que o produto chegar, assim que conferirmos se cumpre com as políticas de devolução. Entretanto, algumas vezes, podemos fazer o reembolso após você entregar o produto, para que você receba o dinheiro mais rápido.
Assim que fizermos o reembolso, você poderá ver todos os detalhes sobre valor, local e data de crédito do dinheiro no status da sua compra.
Para mais informações sobre o reembolso após a devolução de um produto, consulte quando e onde você receberá o dinheiro conforme o meio que usou para pagar.
Se recebi cashback por uma compra, o que acontece se o produto for devolvido?
Vamos anular o cashback da sua carteira digital do Mercado Pago no momento do reembolso do valor total que você pagou.
Se no momento da devolução do dinheiro você não tiver o valor suficiente do cashback que recebeu, descontaremos a quantia recebida e reembolsaremos o valor restante que você pagou pela compra na sua carteira digital do Mercado Pago.
Para calcular o valor a ser descontado, mantemos o preço do cashback no momento da compra.
Quanto tempo tenho para enviar o produto?
O código que te damos tem uma validade de 5 dias. Se, por algum motivo, você não conseguir enviar o pacote nesse período, é só nos pedir outro código. Para fazer isso, você tem que a devolução novamente na opção "Devolver grátis".
O que acontece se eu me arrepender da devolução?
Caso queira, você poderá cancelar a devolução. Se quiser devolver posteriormente, poderá iniciar o processo, desde que os dias de cobertura, que você terá a partir da data de recebimento do produto, não tenham passado.